Todos os dias, uma equipa de voluntários atende as chamadas de quem precisa de ouvir uma outra voz. "Ligue-nos. Nós ligamos", é o lema da primeira linha portuguesa para prevenir o suicídio e apoiar quem sofre com a solidão.
Corpo do artigo
A SOS Voz Amiga começa a funcionar às 16h. O telefone começa a tocar pouco depois. Até à meia-noite, vai estar alguém deste lado da linha, disposto a ouvir.
"SOS Voz Amiga, boa tarde". A voz é de Mafalda, voluntária há sete anos. A história de como aqui chegou começou muito antes.
"Tinha um amigo japonês que me falou que no Japão, num determinado promontório onde as pessoas iam para acabar com a sua própria vida, havia uma cabine telefónica em que bastava puxar o auscultador e havia alguém do outro lado da linha", conta.
A história, que ouviu muitos anos antes, ficou gravada na memória, "a capacidade de ajudar alguém que não se conhece e está numa situação limite".
Mais tarde, em 2001, ouviu na televisão o apelo de uma voluntária: a SOS Voz Amiga precisava que gente. Mafalda decidiu inscrever-se.
Sete anos depois, é uma das 26 voluntárias da primeira linha telefónica em Portugal, criada há 40 anos, para prevenir o suicídio e apoiar pessoas que sofrem com a solidão, a ansiedade ou a depressão. Foi a 9 de outubro de 1978. Desde essa altura, atendeu 260 mil chamadas.
A SOS Voz Amiga tem um lema: "Ligue-nos. Nós ligamos". Ligam porque se importam, porque querem saber. E esse "querer saber" pode transformar a vida de alguém.
TSF\audio\2018\10\noticias\09\joana_carvalho_reis_sos_voz_amiga_janela
A linha SOS Voz Amiga funciona diariamente entre as 16h e a meia-noite.
Os números de telefone são: 213 544 545 | 912 802 669 | 963 524 660.
A partir das 21h, há uma Linha Verde gratuita: 800 209 899.
Mais informações no site da SOS Voz Amiga, que pode ser consultado aqui.