Nas últimas semanas, médicos e enfermeiros têm apresentado denúncias de falta de material de proteção, o que os coloca em risco, quando em contacto com pacientes infetados.
Corpo do artigo
António Sales, secretário de Estado da Saúde, revelou, em conferência de imprensa, que há neste momento 165 casos confirmados de infeção em profissionais da saúde, dos quais 82 são médicos e 37 são enfermeiros. Os restantes casos ainda não foram especificados.
Para minimizar o contágio de profissionais de Saúde, Graça Freitas, diretora geral da saúde, lembrou que há uma norma que espera ver "cumprida" e que foi estudada pelas autoridades europeias da saúde. Trata-se de "dividir o risco": pessoas diferentes com procedimentos diferentes, com tipos de interação específicos.
António Sales referiu que a capacidade de testagem está a ser aumentada, com 2500 testes a serem realizados todos os dias. No privado, são 1500 diários.
O secretário de Estado esclareceu que esta segunda-feira um avião partirá para a China para ir buscar material de proteção. Nas próximas semanas, acrescentou, haverá novas idas para realizar as compras do Estado e receber ofertas deste equipamento. "Todos os dias vamos ao mercado", garantiu.
Nas últimas semanas, médicos e enfermeiros têm apresentado denúncias de falta de material de proteção, o que os colocará em risco, quando em contacto com pacientes infetados. Esta semana, de acordo com António Sales, haverá mais dois milhões de máscaras cirúrgicas disponíveis, bem como dois milhões de máscaras FP2 e 50 mil zaragatoas.