Guterres, Sampaio, Marcelo, Aznar e até o príncipe Alberto - todos eles têm uma fotografia com o Gil. A TSF esteve na apresentação da famosa mascote da Expo... há 25 anos.
Corpo do artigo
A Expo inaugurou há 20 anos, mas o Gil, a mascote, começou a ser pensado muito antes.
Entre mais de 300 propostas, foi escolhido o desenho do escultor Artur Moreira e do pintor António Modesto - um boneco azul, com uma onda na cabeça, de calções, sapatilhas sem atacadores e braços abertos.
Ainda antes de ser batizado, o Gil foi apresentado a Cavaco Silva, então primeiro-ministro. Estávamos em julho de 1993.
"Veio-me à memória o Tintim. Eu era um fanático do Tintim. Aquele caracolinho... Faz-me lembrar o Tintim", dizia na altura Cavaco Silva.
TSF\audio\2018\05\noticias\21\expo98_2_gil
TSF\audio\2018\05\noticias\21\expo98_1_gil
Tintim, Mickey, Simpson ou até "rockabilly lusitano", como arriscava o repórter José Milheiro.
O nome chegou pouco depois, através de um concurso aberto às escolas de todo o país. O "padrinho" acabou por ser José Luís Coelho, na altura aluno da 4.ª classe da Escola de Barrancos, no Alentejo. Ficou "Gil", em homenagem ao navegador Gil Eanes.
Depois da Expo, a mascote acabou por ganhar vida própria. Em 1999 foi criada a Fundação com o mesmo nome, que apoia crianças doentes e as suas famílias.
Duas décadas depois, o Gil continua a ser um sucesso. Pelo menos na memória de cada um. E quantos não guardam uma fotografia com o famoso boneco azul? Talvez Cavaco Silva tenha a sua. No meio do álbum da Gil, a TSF encontrou o "recuerdo" de outras altas individualidades políticas. Veja a fotogaleria em cima.