Mapa inclui estradas de Norte a Sul do país. Nacional 125, no Algarve, é a estrada com mais lanços com demasiados acidentes com vítimas.
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Aumentou, no último ano, o número de pontos negros nas estradas portuguesas: 50 em 2017, bem mais que os 36 de 2016 ou os 28 de 2015. Para encontrar tantos pontos negros é preciso recuar a 2014.
Recorde-se que a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANRS) identifica os "pontos negros" como lanços de estrada com um máximo de 200 metros onde se registam pelo menos 5 acidentes com vítimas num ano.
No ano passado a estrada com mais troços com muitos acidentes com vítimas em Portugal foi a Nacional 125 que atravessa o Algarve e é muito criticada pelos condutores: 5 pontos negros em 2017, mais três que em 2016 quando a estrada com mais pontos negros era a CRIL.
Um desses lanços na EN125 (entre o quilómetro 100,3 e 100,5) é mesmo repetente surgindo pelo segundo ano seguido na lista da ANSR. Só nessa zona aconteceram no último ano 8 acidentes com vítimas a envolver 12 veículos.
Nas estradas com mais pontos negros, segue-se a Estrada da Circunvalação no Porto e a A2 que liga Lisboa ao Algarve. As duas vias registam quatro pontos negros cada.
No caso da A2, três desses pontos negros ficam na Ponte 25 de Abril e o quarto mesmo no fim da A2, para Sul, quase a chegar ao Algarve.
Com três pontos negros cada, destaque ainda para a Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL), Circular Regional Interior do Porto (CRIP), IC19 (entre Sintra e Lisboa) e A3 (entre o Porto e Valença).
A CRIL (perto do quilómetro 5) e a A5 (perto do quilómetro 4) têm ainda dois troços que são reincidentes, pelo segundo ano consecutivo, nos pontos negros identificados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.
Na zona repetente da CRIL registaram-se 12 acidentes com vítimas em 2017 a envolver 33 veículos e a causar 21 feridos ligeiros.
Ao todo, os 50 pontos negros registados no último ano pela ANSR 'presenciaram' 305 acidentes, mais 86 que nos 36 pontos negros de 2016.