A Associação Portuguesa de Professores de Inglês lembra que foi preciso menos de um ano para se definisse no ano letivo de 2005/06 as linhas programáticas para o ensino da língua nos 3º e 4º ano, documento que se mantém atual.
Corpo do artigo
A Associação Portuguesa de Professores de Inglês considera que existem condições para ensinar a língua no 1º Ciclo a partir do ano letivo 2015/16.
Ouvido pela TSF, Alberto Gaspar lembrou que os professores de inglês foram convidados para fazer as linhas programáticas do ensino da língua para o 3º e 4º ano no ano letivo de 2005/06 e não foi preciso um ano para que o documento ficasse completo.
«Foram precisos meses para o fazer e ficou um texto que tem vigorado até ao presente com sucesso», acrescentou este dirigente da Associação Portuguesa de Professores de Inglês.
Alberto Gaspar adiantou ainda que se o problema é a formação de professores então a «associação deseja vivamente que muitos professores com habilitação científica e pedagógica para ensinar inglês não sejam deitados fora e sejam reintegrados no sistema».
«Não percebo exatamente onde estão os obstáculos. Penso que um ano de intervalo chega muito bem para definir textos curriculares, programas e criação de metas», concluiu.