"Há este problema que é encontrar": próximo passo é saber onde caiu o meteorito. Veja as imagens
O astrónomo Máximo Ferreira explica à TSF que "vão ser feitas algumas triangulações em função dos registos e dos testemunhos das pessoas" para, assim, encontrar o meteorito
Corpo do artigo
Um meteorito atravessou os céus de Portugal continental na noite de sábado e foi visível de norte a sul do país. O coordenador do Centro de Ciência Viva de Constância, em Santarém, afirmou à TSF que o próximo passo é perceber se o meteorito caiu em território nacional.
"Dentro de dois ou três dias, vão ser feitas algumas triangulações em função dos registos e dos testemunhos das pessoas que viram, num certo sítio, o traço a ir numa determinada direção, em Portugal e em Espanha, e ter ideia da zona onde aquilo terá caído se, de facto, chegou cá abaixo. Depois, há este problema que é encontrar", sublinhou Máximo Ferreira.
O astrónomo garantiu ainda que fenómenos como este vão ser cada vez menos frequentes: "A maior parte deles [meteoritos] têm órbitas estabilizadas, mas os que não têm ou que sejam perturbados por interação gravítica, quer dos planetas, quer dos outros asteroides de maiores dimensões, desequilibram-se e caem para a Terra ou para a Lua ou para o Sol. Quanto mais caem, menos há. Portanto, havendo menos, a probabilidade de entrar na atmosfera vai diminuindo."
O momento em que o meteorito iluminou os céus de Portugal foi registado em vídeo e divulgado nas redes sociais.
