O laboratório anunciou, esta quarta-feira, que já tinha detetado dois casos da variante na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Corpo do artigo
Foram identificados mais casos suspeitos da variante brasileira do coronavírus em Portugal pelo laboratório Unilabs. A informação foi avançada esta sexta-feira à noite à RTP pelo CEO da empresa, Luís Menezes.
"Neste momento, encontrámos mais algumas amostras e estamos agora a transmitir às autoridades", disse o mesmo responsável.
Na quarta-feira, o mesmo laboratório anunciou que já tinha detetado dois casos da variante na região de Lisboa e Vale do Tejo.
As situações foram comunicadas à Direção-Geral da Saúde (DGS) e as amostras foram enviadas para o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), "para o seguimento epidemiológico e laboratorial adequado".
O laboratório tem vindo a colaborar com o INSA e com a DGS, disponibilizando dados em tempo real através da plataforma de "data intelligence" relativamente à variante inglesa.
Esta estirpe inglesa do SARS-Cov-2 é mais contagiosa e, segundo indicou na quinta-feira o primeiro-ministro, António Costa, a sua incidência em novos casos em Portugal é de 46%.
Portugal registou esta sexta-feira mais 149 óbitos e 2854 novos contágios. Os internamentos em enfermarias continuam a descer. Por outro lado, há um aumento de doentes nos cuidados intensivos, mais 10, nas últimas 24 horas.
13345017
13345204