"Há menos ruído automóvel e mais pessoas." Passeio das Virtudes reabre no Porto
As obras de renovação, no âmbito do programa Rede 20, estão concluídas
Corpo do artigo
O Passeio das Virtudes, no Porto, reabre esta quinta-feira, depois de terem terminado as obras de renovação, no âmbito do programa Rede 20. A autarquia elogia a transformação “da rua numa praça”, mas os moradores apontam alguns inconvenientes, nomeadamente ao nível de estacionamento.
Em declarações à TSF, o vereador do Urbanismo e Espaço Público da Câmara do Porto, Pedro Baganha, sublinha que os passeios estão mais largos dos dois lados da estrada e as pessoas têm mais espaço para andar. Com as obras, “há menos ruído automóvel, mas se calhar mais ruído de pessoas”, nota.
Nós transformamos uma rua numa praça.
Os comerciantes destacam que o Passeio das Virtudes está agora mais “seguro” e melhor para os turistas. No entanto, os moradores consideram que há um inconveniente: “Retiraram o estacionamento às famílias.”
Ao longo do passeio há 24 lugares de estacionamento, dos quais 17 são para moradores locais que podem pedir uma avença. Questionado se o número de lugares é suficiente para quem vive na rua, Pedro Baganha responde que “são os possíveis”.
“Nós temos de escolher que modelo de cidade é que queremos. Se queremos uma cidade com automóveis no seu espaço público, (...) ou se queremos uma cidade para todos os cidadãos”, conclui.
Até ao final do ano, a Rede 20, um programa da empresa municipal Go Porto, vai intervir nas ruas da zona das Galerias de Paris e na Travessa do Cativo, na Ribeira, do Monte Cativo e na zona do teatro nacional São João. O objetivo é dar uma mobilidade mais suave, sobretudo ao peão.
