Turistas que estejam alojados neste Hotel na Praia da Rocha têm aulas para aprender palavras que lhes possam dar capacidade para manter um pequeno diálogo. Pelo menos para poder dizer "Bom dia e obrigada".
Corpo do artigo
De microfone na mão, Henrieta Bilawer ensina as primeiras palavras aos turistas alemães. "Bom dia e Bem-vindos", diz.
Vai passando no ecrã as palavras escritas em português. Um vocabulário básico." O meu nome é Henrieta", explica aos hóspedes.
A ideia de ensinar português aos turistas partiu desta alemã radicada no Algarve há 25 anos e da diretora do Hotel Oriental na Praia da Rocha, um estabelecimento que recebe muitos hóspedes alemães.
TSF\audio\2019\05\noticias\28\maria_augusta_casaca_alemaes_aprendem_portugues
"Já que estão a visitar o país, porque não ensinar-lhes um pouco da cultura e da lingua portuguesa?", pensaram ambas.
Por isso, Liliana Conde, diretora do hotel, estabeleceu que, todas as quartas-feiras, depois do pequeno-almoço, os turistas que pretendam podem aprender um pouco da língua portuguesa e também da cultura nacional nas instalações deste estabelecimento hoteleiro.
No powerpoint apresentado aos turistas, na sala voltada para a piscina do hotel, Henrieta dá-lhes a conhecer os azulejos portugueses, mostra-lhes quadras, fala da nossa cultura. Explica que o que pretende "é sair da atmosfera típica dos turistas e construir pontes entre as pessoas que vêm cá e que querem mais do que sol e praia". Recorda que também ela, quando chegou a Portugal, achava a língua muito melodiosa mas não conhecia uma palavra. Hoje fala corretamente português.
Depois de uns breves ensinamentos, uma turista ensaia muito timidamente palavras em português."Bom dia e Obrigada", diz com acento germânico.
Esta iniciativa vai continuar pelo menos durante os próximos meses: "É para continuar todo o verão." E já há ideias para as próximas sessões: a professora Henrieta avança que, no próximo mês, a propósito do 10 de Junho, vai falar de Camões aos turistas e garante, para surpresa de quem a está a ouvir, que o poeta português também tem ligações à Alemanha. Ensinamentos que os turistas vão ficar a conhecer entre uma ida à praia e, claro, um copo de cerveja. Ou não fossem eles alemães.