Começa esta sexta-feira em Alfena, no concelho de Valongo, a 1ª Festa do Brinquedo Tradicional. A madeira e a chapa são as matérias-primas dominantes. Não há baterias para carregar.
Corpo do artigo
A festa é um convite às brincadeiras do passado. No Centro Cultural de Alfena, em Valongo podem encontrar-se brinquedos de outros tempos. Agostinho Rocha da Câmara de Valongo diz que "há pombas articuladas que batem as asas, há um ciclista que dá aos pedais, carrinhos e aviões de madeira em miniaturas muito bonitas".
Segundo Agostinho Rocha, continua a haver procura para os brinquedos tradicionais. As crianças aderem, mas é necessários algum incentivo de pais e avós.
A venda dos brinquedos feitos em chapa sofreu nos últimos anos uma limitação. Por questões de segurança, as normas europeias impedem a sua comercialização. Agostinho Rocha diz que continuam a ser fabricados porque ainda são procurados por colecionadores.
Para além da exposição, haverá também no Centro Cultural de Alfena artesãos a construir brinquedos. Na freguesia do concelho de Valongo há quatro oficinas que continuam a dedicar-se a esta atividade.
A Festa do brinquedo tradicional termina no próximo domingo.