Os habitantes de 14 municípios que recebem água fornecida pela Aquapor vão, a partir de Junho, passar a ter uma factura única, igual em todos os concelhos abastecidos pela empresa.
Corpo do artigo
Tudo começou devido às crescentes dúvidas dos consumidores apresentadas nas lojas das empresas da Aquapor, que faz parte do grupo Águas de Portugal, como explicou à TSF o administrador Diogo Faria de Oliveira.
«Ao longo do ano notámos que os clientes fazem sistematicamente o mesmo tipo de perguntas e nós desenvolvemos um estudo, por um lado, para tentar esclarecer esse conjunto de perguntas e, por outro, para simplificar e tornar mais claras as nossas facturas», disse.
O estudo realizado aponta que 44 por cento do custo da factura não diz respeito ao consumo da água.
A factura tem «uma componente do saneamento das águas residuais, a recolha do lixo que é feita através das câmaras e que é designada na factura por Resíduos Sólidos Urbanos e ainda tem um conjunto de outras tarifas e de impostos para o estado», explicou.
O administrador Diogo Faria de Oliveira adiantou que nas concessões da Aquapor os sistemas são economicamente sustentáveis, o que significa que o conjunto das receitas cobrem os custos de investimento e de exploração.
«Nessa medida, não há perspectivas de aumento das tarifas para alem daquilo que são as revisões de preços anuais, que normalmente estão indexadas à inflação», exclareceu.
Setúbal, Cascais e Gondomar são alguns do concelhos que vão passar a ter esta informação.