Os pratos de caça atraíram os primeiros clientes de um restaurante em Fátima. A tranquilidade do local e a solidez da culinária foram predicados que contribuíram para um história com décadas.
Corpo do artigo
Com um proprietário caçador e pratos de coelho na lista, não foi difícil encontrar nome para um restaurante de Fátima.
Localizado nas traseiras do santuário, numa zona um pouco mais afastada e tranquila, longe da confusão nos tradicionais dias de enchente, O Retiro dos Caçadores, na rua S. João de Deus, é um espaço amplo e acolhedor.
Ambiente confortável na vasta sala, com decoração rústica, e onde se destaca a lareira, particularmente agradável nos dias frios. Ali são confecionados os grelhados na brasa, bem à vista da clientela que ali vai para saborear pratos tradicionais da gastronomia portuguesa.
As peças de caça atraíram os primeiros clientes, em plena década de 60 do século passado. Já lá vai, praticamente, meio século.
Outros se seguiram; o número continuou a crescer e a lista tornou-se mais eclética e extensa.
TSF\audio\2018\03\noticias\02\tsfmesa2
Para começar, é sugerida morcela da região, para além dos habituais fritos - rissóis e pastéis de bacalhau - ou do melão com presunto.
O coelho - manso ou bravo - à caçador é, logicamente, a especialidade da casa. Confecionado numa caçarola de barro, que chega fumegante à mesa, é acompanhado com arroz malandro.
Na ementa dos fins de semana e feriados, podem marcar presença o cabrito no forno; arroz de pato; carinhas de porco e bacalhau com natas, pratos que podem ser objeto de encomenda para qualquer outro dia, a exemplo do que sucede com o galo no forno.
À semana, a 2.ª feira é, normalmente, dia de carinhas de porco no forno; na 3.ª há sopa da pedra e à 5.ª destaca-se um prato regional: chícharos com bacalhau e migas de broa. O chícharo é uma leguminosa rica em proteínas, hidratos de carbono e sais minerais, cujo fruto se desenvolve dentro de uma vagem.
Na linha dos pratos com estatuto diferenciador face a propostas mais banais, estão o bacalhau no forno com grelos, cataplana de marisco; arroz e cabidela e costeletas de borrego.
As carnes mirandesa - posta, espetadas e costelas - de porco preto - nomeadamente, presas, lombinhos e plumas - e de vaca preenchem apreciável capítulo da ementa.
Nos peixes, destaque para o arroz de línguas de bacalhau e feijoada de tamboril.
Doçaria habitual. Carta de vinhos razoável. Serviço atencioso neste Retiro em Fátima, que não é só dos caçadores.
Onde fica:
Localização: R. de São João de Deus 44, Fátima (Ourém)
Telef.: 249 531 323