Horário alargado do Clube dos Pequenos é "segurança" para pais: dez crianças ficam até às 21h30
Tratam-se, sobretudo, de pais com horários rotativos. A TSF foi conhecer as regras deste espaço, que brevemente terá serviço de babysitting
Corpo do artigo
A Creche Clube dos Pequenos, em Braga, está aberta seis dias por semana e cerca de uma dezena de crianças beneficiam do horário alargado até às 21h30, sendo que o equipamento está de portas abertas até às 00h30.
O Clube dos Pequenos, gerido pelo Centro Social do Vale do Homem, integra a Rede de Creches Gratuitas, Creche Feliz. Um investimento de 2,3 milhões de euros que beneficiou de um apoio de 812 mil euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Em dezembro, a creche registava uma lista de espera de 400 pedidos apenas para berçário. Um mês depois da abertura dá resposta a 90 crianças. De forma esporádica, há solicitações até ao horário de fecho por pais que trabalham por turnos.
A TSF visitou o espaço, onde conheceu Fabiana Azevedo. É enfermeira há quase 10 anos no Hospital de Braga e há nove meses foi mãe.
No futuro, poderá usufruir do horário alargado, uma vez que, devido à profissão, trabalha em horários noturnos, fins de semana e feriados. “Há uma necessidade real que alguém cuide dos nossos filhos. Esta resposta não existe em mais nenhum local”, refere.
Fabiana Azevedo fala numa “maior independência”, caso ocorra algum contratempo, quer no seu como no trabalho do marido, sem necessidade de solicitar constantemente a ajuda de familiares.
Em declarações à TSF, recorda o esforço dos pais, operários fabris, e o apoio da família materna que auxiliava o casal que, por vezes, tinha como hora de saída as 23h00. Logo, considera uma mais-valia a replicação deste tipo de serviços.
O Clube dos Pequenos solicita aos pais um comprovativo dos horários. Além disso, as crianças só podem frequentar a creche durante cinco dos seis dias disponíveis, num total de 11 horas.
As férias também são obrigatórias, 22 dias, apesar do espaço não encerrar. Ana Névoa é a diretora técnica do Clube dos Pequenos. Apesar do horário alargado de funcionamento, a maioria dos inscritos frequenta a creche no horário convencional.
Durante o dia, todas as crianças participam em aulas de musicoterapia. Os que já dão os primeiros passos, são integrados também nas aulas de psicomotricidade.
No caso das crianças que entram apenas no período da tarde e ficam até às 21h30 ou 00h30, o jantar é servido pelas 18h30. Segue-se a rotina de higiene oral e, depois, a hora de dormir.
No total, o Clube dos Pequenos conta com uma equipa de 30 profissionais.
Em breve, deverá arrancar o serviço de babysitting. Não será necessária inscrição e dará resposta, por exemplo, a pais que necessitem de se ausentar para uma consulta ou realizar exames na universidade.
