Horários, grades, fitas. Conheça todas as restrições para os Santos Populares em Lisboa
A polícia promete tolerância zero para ajuntamentos e álcool em Lisboa.
Corpo do artigo
A PSP de Lisboa promete grades e fitas a vedar os bairros populares da cidade caso existam ajuntamentos nos próximos dias, que coincidem com o habitual período das festas de Santo António. O anúncio foi feito esta terça-feira à tarde, em conferência de imprensa, e o superintendente Domingues Antunes promete muita atenção da polícia.
"Sempre que verificarmos que existe uma maior afluência nesses bairros - estamos a falar da Madragoa, Alfama ou Bairro Alto - vamos condicionar o acesso às pessoas que não são residentes ou que não tenham uma justificação para se deslocarem a esses locais. Vamos colocar fitas a isolar esses locais de maneira a que isso não possa propiciar ajuntamentos e volto a dizer: independentemente desta nossa ambição e deste nosso desígnio, não deixaremos de atuar sempre com essa proporcionalidade se, efetivamente, se justificar", explicou.
A polícia promete tolerância zero para ajuntamentos e álcool em Lisboa.
"Isso é objeto de uma infração contraordenacional e a polícia não deixará de promover os autos. Sublinho aqui que, até este momento, já foram levantados na área metropolitana cerca de 15 mil autos por violação a este regime legal do quadro pandémico, quer de emergência quer de calamidade", lembrou a PSP.
Além disso, vão existir fortes restrições a partir das 19h de dia 12, sábado, até às 03h de domingo, dia 13.
"Como sabem, os estabelecimentos estão a funcionar até às 22h30, com a tal meia hora de tolerância. Sempre que a polícia encontrar zonas de grande afluência e ajuntamentos vai condicionar o acesso a essa zona através da colocação de grades ou fitas", acrescentou o superintendente Domingues Antunes.