Voluntários devem ter mais de 18 anos e já ter sido infetados com o coronavírus.
Corpo do artigo
O hospital de campanha a funcionar no Estádio Universitário de Lisboa está à procura de voluntários para apoiarem os profissionais de saúde. O objetivo é que estes voluntários desempenhem tarefas como a alimentação, higiene e outros cuidados aos doentes com Covid-19, além de apoio administrativo.
Numa nota enviada à TSF, a reitoria pede a ajuda de estudantes, professores e funcionários de Universidades e Politécnicos com mais de 18 anos, que já tenham sido infetados com o coronavírus, pelo que "com probabilidade de possuírem imunidade à infeção". Para confirmar essa imunidade, serão feitos testes serológicos aos voluntários.
TSF\audio\2021\02\noticias\04\dulce_domingos_1_10h
Em declarações à TSF, a pró-reitora da Universidade de Lisboa mostra-se surpreendida com a resposta recebida. "Neste momentos já temos bastantes inscritos, é supreendente. Temos mais de 800 pessoas inscritas", adianra.
Nesta primeira fase, o objectivo é contar com 80 voluntários. O número pode, no entanto, aumentar, conforme o volume de doentes que o hospital de contingência tiver de receber.
TSF\audio\2021\02\noticias\04\dulce_domingos_2_10h
Os interessados, que terão, no mínimo, dois turnos semanais de quatro horas, devem inscrever-se através do envio de um formulário e podem entrar em contacto através do email voluntarios.ehcl@ulisboa.pt.
O hospital de contingência no Estádio Universitário de Lisboa vai ter disponíveis mais 150 camas, num segundo pavilhão, que deverá começar a funcionar dentro de dez dias.
Notícia atualizada às 12h28
LEIA TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19
13313696