Hospital de Portalegre vai ter design no teto das urgências para dar "serenidade e esperança"
A ideia é que os doentes deixem de estar "sempre em macas a olhar para um teto branco, com um relógio" e passem a olhar para um teto que lhes transmita "sentimentos de maior serenidade e até de esperança". À TSF, a professora Vera Barradas revela algumas das ideias que estão a ser estudadas
Corpo do artigo
Lá para o verão, uma das salas das urgências do Hospital de Portalegre vai ter um teto diferente, mas a luz e o som também podem mudar. O projeto "Design Urgente" é uma parceria dos Serviços de Urgência e da Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design do Instituto Politécnico de Portalegre tornar mais serena a espera dos doentes, aumentando o bem estar e dando esperança.
"Em causa está uma sala dentro do serviço de urgências em que as pessoas não estão sentadas, estão sempre em macas a olhar para um teto branco, com um relógio com os números", conta Vera Barradas, coordenadora do mestrado em Design de Identidade Digital da da Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design do Instituto Politécnico de Portalegre.
Vera revela que a ideia foi de uma enfermeira que "muitas vezes dizia, que deixava lá os utentes e ficava desconfortável por deixá-los ali". Houve uma conversa informal e depois concretizou-se a parceria. Agora os estudantes estão a desenvolver o projeto.
"Os nossos alunos ficaram muito entusiasmados, muito motivados", diz a professora, que revelou à TSF algumas das ideias que estão a ser estudadas.
Comum a todos os projetos é a ideia de que as formas não devem provocar muito movimento e as cores não devem ser muito fortes para não perturbar os doentes, mas há projetos que propõem uma espécie de jogos "em que as formas não são completamente óbvias, mas que as pessoas, ao olhar podem tentar descobri-las". Além disso, há projetos que sugerem formas mais abstractas e outros "que tentam fazer uma conexão entre as formas e os elementos identitários da região como o plátano ou a própria silhueta da cidade".
Há ainda algumas ideias ao nível do som e da luz.
Ao nível da luz, o Hospital de Portalegre já tinha planos para instalar um sistema que simula a luz do dia e da noite para que as pessoas saibam se ainda é de dia ou se já escureceu: "O que é ótimo, nós vamos também trabalhar no sentido da luz."
Mais do que atenuar a espera dos doentes, o projeto "Design Urgente" quer provocar "sentimentos de maior serenidade e até de esperança" a "pessoas que estão numa situação de emergência". "O design é muito mais do que se associa à percepção e fruição visual, o design provoca, o design é urgente" , sublinha Vera Barradas.
A docente espera que o projeto possa ficar concluído no “início de junho”, para que sejam, depois, apresentadas as propostas desenvolvidas à administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo e acredita que no verão os doentes já vão poder olhar para um novo teto.