Hospital de S. João inaugura centro para formação em cuidados com bebés prematuros
É primeiro centro que pretende que os profissionais de saúde aprendam a cuidar melhor dos bebés prematuros nascidos em Portugal. Uma ideia importada de um outro centro, nos Estados Unidos. Uma "escola" para formar médicos e enfermeiros que abre portas no Hospital de São João no Porto.
Corpo do artigo
A diretora do Serviço de Neonatologia do Hospital de São João, Hercília Guimarães, sublinha que atualmente os bebés prematuros que nascem em Portugal já são bem cuidados. Sendo assim, este centro pretende ensinar os profissionais de saúde a cuidar dos recém-nascidos ainda melhor.
Agora, que já é mais fácil salvar a vida de bebés que nascem antes do tempo, o objetivo é garantir que eles ficam vivos «com qualidade» e que «consigamos, com as nossas atitudes dentro das unidades de cuidados intensivos, permitir-lhes um desenvolvimento cerebral que não os vá prejudicar face a um bebé que nasceu no tempo certo».
Nesta forma especial de cuidar bebés há duas premissas que são fundamentais. Uma é fazer tudo com tempo e calma, a outra é que é o bebé é quem manda.
Hercília Guimarães dá um exemplo fácil de entender: «imaginemos que temos alguém [profissional de saúde] a dar um biberão a um bebé convalescente. O que está incutido a cada um dos profissionais é que a dose é aquela e ele tem de beber tudo. Ora, se eu perceber que durante a mamada aquele bebé já não está a querer mais, pelo comportamento dele, não vou forçá-lo a beber tudo. E depois ele vai querer mais cedo a mamada» e isso terá de acontecer. «São os chamados cuidados individualizados». No fundo, diz a médica é fazer ao bebé as perguntas: «vamos fazer isto? Estás disponível?».
Métodos fáceis de perceber, mas que não fazem parte do dia-a-dia dos hospitais nacionais. Seria bom que assim fosse porque, garante Hercília Guimarães, os resultados são positivos. Tanto a curto prazo, na estadia do bebé no hospital, como a longo prazo, já que estas crianças que foram cuidadas de acordo com o programa NIDCAP, ensinado no São João, têm melhores resultados na escola.