
Hospital de São João, no Porto
Global Imagens/Pedro Granadeiro
Pelo terceiro ano consecutivo, a avaliação do desempenho dos hospitais públicos portugueses coloca o Hospital de São João, no Porto, na liderança do ranking.
Corpo do artigo
Numa avaliação da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), o Centro Hospitalar de São João surge também na liderança em sete de um total de 17 agrupamentos de doenças: cardíacas e vasculares; digestivas; endócrinas e metabólicas; infeciosas; pediátricas; da pele e tecido celular subcutâneo; e, por fim, do sangue e dos órgãos linfáticos e hematopoiéticos.
O estudo avalia o desempenho dos hospitais públicos em Portugal Continental em dois aspetos: internamento hospitalar e efetividade/qualidade dos cuidados prestados.
O Centro Hospitalar de S. João lidera o ranking da Escola Nacional de Saúde Pública, pelo terceiro ano consecutivo, sendo apontado como o melhor no que respeita à doença coronária, doença pulmonar e obstrutiva crónica e diabetes.
Em segundo lugar, este ano, está o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, uma referência no tratamento do cancro do pulmão, do cólon e do reto, insuficiência cardíaca e transplantes.
O Centro Hospitalar de Lisboa Norte (hospitais de Santa Maria e Pulido Valente) aparece no terceiro lugar do ranking do estudo da ENSP, que é realizado pela sétima vez.