
O Hospital de Santa Maria revela à TSF que abriu um inquérito interno para investigar o comportamento de uma psiquiatra das urgências perante uma ameaça de suícidio de uma doente.
Em causa, a maneira como uma psiquiatra do Hospital Santa Maria terá lidado com a ameaça de suicídio de uma mulher de 51 anos, com graves problemas mentais.
A mulher estava acompanhada pelo Frei Fernando Ventura que apresentou queixa da médica no hospital e na Ordem dos Médicos.
A doente com uma depressão em fase aguda vive sozinha, só tem contacto com dois primos (um vive em Maputo e foi quem pediu ajuda). Desde novembro que não tem água em casa e já teve uma tentativa de suicídio.
O Frei Fernando Ventura não tem dúvidas da gravidade do caso. A psicóloga do INEM aconselhou levar a doente ao Hospital de Santa Maria, onde foram atendidos por uma médica que não deu credibilidade à ameaça de suicídio.
Incrédulo com a resposta o Frei Fernando Ventura pediu ajuda à Associação Nacional de Deficiências Mentais e conseguiu que a doente passasse a noite na urgência do Hospital Santa Maria, tendo tido alta no dia seguinte.
O Frei Fernando Ventura apresentou queixa no Hospital e na Ordem dos Médicos. Neste momento a doente com a depressão aguda está internada na unidade psiquiátrica da Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Coração de Jesus.