Hospital de Santarém com 82 profissionais isolados assegura serviços graças a equipas "estouradas"
Apresar do surto de Covid-19 entre os trabalhadores, não há serviços encerrados, nem consultas adiadas no Hospital de Santarém.
Corpo do artigo
O Hospital de Santarém tem 31 profissionais infetados com o novo coronavírus e outros 51 foram colocados em isolamento profilático, mas os os serviços estão todos assegurados.
A garantia é do diretor clínico do hospital, Paulo Sintra, que em declarações à TSF explica que tal só é possível "à custa" do trabalho de colegas, que adiam folgas a que têm direito e fazem ainda "mais trabalho extraordinário do que o habitual".
Por enquanto, tem sido possível não fechar serviços nem adiar consultas nem cirurgias, mas "as equipas estão cansadas, completamente estouradas, e esticadas para lá do razoável", lamenta.
TSF\audio\2020\10\noticias\23\paulo_sintra_1
Há 16 enfermeiros, sete assistentes operacionais, cinco outros profissionais e três médicos com resultado positivo à Covid-19, estando os restantes (30 enfermeiros, 16 assistentes operacionais e cinco médicos) em isolamento em casa por terem tido contactos de risco.
Paulo Sintra diz que tem sido feito um "grande esforço de contratação", mas "não há enfermeiros disponíveis" no mercado de trabalho, ou aqueles que aparecem não são suficientes ou decidem mudar para outros locais passado pouco tempo.
Sobre os três profissionais do Hospital de Santarém que terão violado o confinamento a que estavam obrigados, o diretor clínico condena aquilo que diz ser um "comportamento pouco civilizado".
No entanto, ressalva, esse é "um caso de polícia", não é responsabilidade do hospital. "A única coisa que fazemos é informar a autoridade de saúde local", o que será feito numa reunião esta sexta-feira, diz.
Dentro do hospital, estes três profissionais têm "um comportamento exemplar". São pessoas dedicadas e trabalhadoras, garante Paulo Silva. É "perfeitamenteinaceitável" que tenham quebrado o confinamento, especialmente por se tratar de pessoas ligadas à saúde.
TSF\audio\2020\10\noticias\23\paulo_sintra_4
12953848