
Hospital São José
A avaria do ar condicionado na urgência do Hospital São José, em Lisboa, mantém-se hoje pelo terceiro dia, mas o serviço está a funcionar «sem constrangimentos significativos», informou esta unidade hospitalar.
Corpo do artigo
Devido a esta avaria, as urgências passaram a funcionar «num espaço alternativo nesta unidade hospitalar» e os doentes do Serviço de Observações foram transferidos para os claustros.
Hoje encontram-se no local os serviços técnicos especializados que procuram restabelecer o normal funcionamento do ar condicionado.
Em vigor mantém-se o plano de contingência para estas situações, utilizando o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), ao qual pertence o Hospital de São José, «um espaço alternativo nesta unidade hospitalar, permitindo assim o normal funcionamento do Serviço de Urgência, sem constrangimentos significativos».
Em declarações à TSF, Pilar Vicente, médica deste hospital e dirigente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul classificou a situação como «um bocado dramática, porque em termos de condições de trabalho e atendimento dos doentes são péssimas».
«O calor é perfeitamente insuportável e põe em risco quer dos profissionais na sua capacidade de resposta e dos doentes, porque os doentes mais frágeis e mais complicados dificilmente tolaram as temperaturas elevadas que se têm feito sentir na urgência, cuidados intensivos e bloco operatório», explicou.