“Humanidade conduzida para matadouro.” Cidades portuguesas manifestam-se contra guerras e fascismo
Os ativistas protestam contra o fascismo e as guerras e pela justiça climática e a libertação da Palestina. A TSF falou com uma das porta-vozes deste novo movimento, Leonor Canadas, que diz que é importante "fazer frente" à atual situação mundial
Corpo do artigo
O movimento internacional “The Surge” convocou marchas de protesto em várias cidades portuguesas, contra o fascismo e a guerra e pela justiça climática e libertação da Palestina. A iniciativa acontece este fim de semana em Lisboa, Porto, Faro, Angra do Heroísmo, Coimbra, Ponta Delgada e Braga.
O repto foi lançado a pelo menos dez países europeus, Portugal incluído. Ativistas de pelo menos 30 cidades como Amesterdão (Países Baixos), Bruxelas (Bélgica) e La Paz (Bolívia) aderiram à ideia.
Leonor Canadas, uma das porta-vozes do movimento em Portugal, afirma que é preciso "fazer frente" à situação atual do mundo. Foi precisamente esta ânsia, explica, que fez nascer este novo movimento.
A ativista alerta que a atual "ascensão do fascismo, a degradação climática e o aumento das guerras" estão a conduzir a humanidade "para um matadouro".
Defende assim que estes fatores têm uma ligação estrutural: “Um capitalismo em decadência, em que o único plano que oferece à humanidade é um plano de violência e guerra."
"[O movimento] surge da análise de que há uma necessidade de articulação para nos dar uma possibilidade de travar a estes planos de barbaridade”, sublinha.
Em Lisboa, a marcha começa às 15h00, na Praça José Fontana e termina na Praça Martim Moniz. Em Faro, inicia às 15h00, na Escola Secundária São João de Deus, com fim no Jardim Manuel Bivar. Já em Angra do Heroísmo, arranca às 11h00, na Casa do Sal até à Rua da Sé. A partir das 09h30, há oficina de cartazes com chá e panquecas.
Além das marchas, há concentrações em Braga, Coimbra, Ponta Delgada e Porto. Entre as ações, há uma mostra de curtas-metragens, debates e poesia palestiniana. Todas as informações podem ser encontradas no Instagram The Surge Portugal.
