IC19, EN10, A5 e A2 passam a liderar pontos negros nas estradas. Veja a lista
Há pelo menos uma década que Portugal não tinha tantos pontos negros.
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O número de pontos negros identificados pelas autoridades chegou em 2018 ao número mais alto da última década, numa lista liderada pelo IC19, entre Lisboa e Sintra, e pela EN10, entre Cacilhas/Almada e Vila Franca de Xira.
Ao todo, em 2018 contaram-se 60 pontos negros nas estradas do país, bem mais que os 45 de 2017, 36 de 2016 ou 28 de 2015.
Na última década só em 2013 se registou um número (58) próximo de 2018.
Oficialmente a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANRS) considera como "ponto negro" qualquer lanço de estrada com um máximo de 200 metros onde se registam pelo menos 5 acidentes com vítimas num ano cuja soma de indicadores de gravidade seja superior ao nível 20.
Pela análise da TSF há pelo menos 4 dos 60 pontos negros que se repetem há dois anos, nomeadamente dois no IC19, um na EN10 e outro na A2.
IC19, EN10, A5 e A2
Com nove pontos negros em 2018, o IC19 passou a ser mesmo a estrada de Portugal considerada mais perigosa, seguindo-se a EN10 com oito.
Destaque ainda para a A5 (entre Lisboa e Cascais) e a A2 (entre Lisboa e o Algarve), ambas com seis pontos negros.
A Estrada Nacional 125, no Algarve, que em 2017 liderava esta lista, com cinco pontos negros, passou a registar apenas dois.
Em 2017 a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária contou 280 acidentes a envolver 596 veículos em pontos negros, número que segundo o relatório agora fechado subiu, em 2018, respetivamente, para 378 e 785.