
Droga
Direitos Reservados
O Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) suspendeu a entrada de novos doentes nas comunidades terapêuticas com as quais tinha acordo na região de Lisboa e Vale do Tejo.
A história é contada no Diário de Notícias deste domingo, segundo o qual a procura estava a ser grande e o orçamento deste ano diminuiu.
Ao fazer um balanço em Junho constatámos que havia uma região, Lisboa e Vale do Tejo, com «alguma derrapagem orçamental nesta rubrica», disse à TSF o presidente do IDT.
Por isso, continuou João Goulão, o IDT suspendeu «temporariamente novos compromissos financeiros» com novos doentes para tentar encontrar com os parceiros do Instituto «a melhor forma de lidar com isto».
«Estamos prestes a encontrar uma solução que nos permite recomeçar» a receber doentes, acrescentou o responsável do IDT, segundo o qual algumas dezenas de toxicodependentes e alcoólicos estão à espera de começar esses tratamentos.
João Goulão admitiu ainda que os cortes na despesa pública limitam o trabalho e afirmou temer um aumento de procura devido às «dificuldades sociais» existentes no país, que podem motivar o consumo de substâncias como álcool e droga.