A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) diz que a orientação já existe.
Corpo do artigo
A IGAI recomenda uma formação específica para os polícias colocados em esquadras junto de bairros considerados de risco, ou problemáticos.
Citado pelo Diário de Notícias, esta manhã, o gabinete da juíza desembargadora Margarida Blasco, que dirige a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI), diz que essa orientação já existe, e tem sido repetida sempre que se verificam denúncias e investigações sobre intervenções policiais.
Na resposta ao DN, o gabinete da inspetora-geral defende novas práticas policias compatíveis com a defesa dos diretos humanos, que podem ser alcançadas na formação, mas também com processos de avaliação dos agentes.
Na terça-feira, voltou a acontecer na Amadora um caso de cerco policial para proteger demolições no Bairro 6 de Maio. Uma pessoa foi detida e a PSP anunciou que três agentes foram agredidos.
Conta o DN que, desde o caso da violência policial contra jovens, na Cova da Moura, há quase dois anos, pouco se avançou para criar condições para combater a descriminação que é imputada aos agentes da PSP.