IL espera que próximo estado de emergência não tenha restrições ao fim de semana
João Cotrim de Figueiredo foi o primeiro líder partidário a ser recebido em Belém. Presidente da Iniciativa Liberal nota vontade de Marcelo Rebelo de Sousa em renovar estado de emergência e mantém críticas às decisões para contenção da pandemia.
Corpo do artigo
Não é grande surpresa que o estado de emergência se deverá manter em vigor em Portugal e a Iniciativa Liberal até confirma a "vontade" do Presidente da República. Mas, ainda assim, há críticas às decisões, nomeadamente as relacionadas com os fins de semana.
À saída da audiência com Marcelo Rebelo de Sousa, Cotrim de Figueiredo diz que ficou "claro" que há uma "vontade" de renovar o estado de emergência, assim haja consonância com o Governo, algo que Cotrim de Figueiredo crê que existirá.
13043495
Ainda assim, críticas e desejos da Iniciativa Liberal ficam bem patentes. "As medidas tomadas ao fim de semana não fazem qualquer espécie de sentido, ficaria muito surpreendido se elas fossem permitidas pelo próximo decreto do estado de emergência", nota Cotrim de Figueiredo.
Para a frente, a Iniciativa Liberal até admite que os decretos que dão supoerte ao estado de emergência possam "permitir alguma latitude", mas o presidente do partido nota que esses decretos têm de ser fundamentado com base "naquilo que deveríamos saber e ainda não sabemos".
A falta de evidência científica e de dados é uma das críticas que sistematicamente tem vindo a ser feita por Cotrim de Figueiredo já há algum tempo, sendo que a falta desses dados não permite à Iniciativa Liberal apontar um caminho que considere mais apropriado para conter a pandemia.
13043292