Imigrante com tuberculose multi-resistente está a inquietar autoridades sanitárias
Um imigrante ucraniano com uma tuberculose multi-resistente está a inquietar as autoridades sanitárias do concelho de Pombal. O homem, que está em situação ilegal, já recebeu ordem de expulsão mas as normas internacionais impedem que seja transportado neste momento.
Corpo do artigo
O caso foi detetado em maio último pelos serviços de Pombal, que, desde então, têm tentado o internamento do paciente, de 41 anos, a quem foi diagnosticado uma tuberculose pulmonar multi-resistente, conforme confirmou à TSF o delegado de Saúde, José Ruivo.
Este diagnóstico, que requer internamento e isolamento, tem sido negado pelo doente que tem contactado livremente com as pessoas num lugar na freguesia do Louriçal, em Pombal.
«Há um risco de contágio, uma vez que se trata de uma doença infectocontagiosa», alertou José Ruivo.
Por colocar em causa a saúde pública, na última semana, foi decretado pelo Ministério Público um internamento compulsivo.
O doente acabou por ser transportado para o Hospital de S. João de Deus, em Caxias, que o recusou por ser um paciente sem qualquer medida de coação criminal.
O homem está em situação ilegal no país e já foi notificado pelo SEF para abandonar o território nacional. Uma medida que esbarra numa lei internacional que não permite o transporte de doentes infectocontagiosos de um país para o outro.