É uma das freguesias de Lisboa com mais estrangeiros, onde vivem pessoas de mais de 40 países diferentes.
Corpo do artigo
A freguesia de Arroios, ao contrário da tendência nacional, está a rejuvenescer. Este é o resultado de um estudo feito pelo Instituto Superior Técnico e pedido pela junta de freguesia de Arroios. O estudo mostra que os imigrantes estão a ajudar a inverter a tendência de envelhecimento de uma das maiores freguesias do centro de Lisboa.
Henrique Silveira, coordenador do estudo Conhecer Arroios, conduzido pelo Instituto Superior Técnico, explica que existem poucos lares de terceira idade em Arroios, por isso muitos idosos acabam por abandonar a freguesia. As casas que deixam vazias são ocupadas por dois tipos de população, imigrantes ou pessoas de fora de Lisboa e alojamento local.
TSF\audio\2017\07\noticias\21\henrique_silveira_1_jovem_e_multicultural
Em 2011 existiam 236 idosos por cada 100 jovens. O estudo do técnico mostra que hoje são 100 jovens por cada 104 idosos. A nova freguesia de Arroios tem mais de 30 mil eleitores e juntou as antigas freguesias dos Anjos, Pena e São Jorge de Arroios. Apesar de jovem, tem perdido população.
TSF\audio\2017\07\noticias\21\henrique_silveira_5_al
O estudo prevê que a freguesia venha a perder cerca de 3 mil habitantes até 2021 caso não sejam criadas as condições de habitação para novos moradores.