
Carlos Manuel Martins/Global Imagens
Estão suspensos os serviços para registar as manifestações de interesse - aquele que é o primeiro passo para pedir uma autorização.
Corpo do artigo
Só quem já apresentou até ao momento as manifestações de interesse pode avançar para o pedido de residência. Quem o quiser fazer agora vai encontrar uma mensagem no portal do SEF que explica que o serviço está em atualização. A notícia é avançada pelo Diário de Notícias e foi confirmada por uma fonte à TSF.
Em causa está a alteração à lei de estrangeiros, publicada em Diário da República, que facilita as autorizações de residência.
Na sexta-feira passada, a Direção Geral dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras enviou uma nota aos dirigentes distritais, onde pede esclarecimentos ao Ministério da Administração Interna sobre as novas regras e adianta que até lá o serviço de agendamento das manifestações de interesse está suspenso.
Neste documento, o SEF lembra ainda a falta de recursos humanos e meios informáticos para responder ao aumento esperado de pedidos de autorização de residência.
A TSF já pediu esclarecimentos ao SEF e ao Ministério da Administração Interna, mas até agora não recebeu qualquer resposta.