Em Gaia, o fogo cercou a Estação de Tratamento de Água de Lever, que teve que ser evacuada. Os trabalhadores que estavam no local foram retirados através do rio.
Corpo do artigo
O presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, está no local e diz que os bombeiros estão a tentar evitar que o fogo alcance casas habitadas.
O incêndio de Gondomar atingiu esta segunda-feira a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Lever, em Gaia, que abastece a região do Grande Porto, levando a que, pelo menos, Espinho já tenha recomendado racionamento de água.
Numa nota de imprensa sob o título de "Alerta à população", a Câmara Municipal de Espinho informa "a população que deverá fazer um racionamento/contenção do consumo de água da rede pública nos próximos dias", admitindo a Águas do Norte, segundo a autarquia, que "possa haver cortes ou redução do caudal no fornecimento público de água até que o equipamento atingido pelo fogo seja reparado".
Fonte da Águas do Norte disse à agência Lusa que o incêndio atingiu a ETA esta tarde - estando já controlado -, procedendo-se agora às avaliações de danos e os seus eventuais impactos no abastecimento, com mais informação a ser prestada num comunicado posterior.
O gabinete de comunicação da Câmara Municipal do Porto diz que as informações mais recentes dão conta de que será possível evitar cortes de abastecimento de água à cidade, realçando que, caso estes aconteçam, a população será informada atempadamente. A Águas de Gondomar confirmou ter indicações sobre uma possível interrupção do fornecimento de água ao concelho.