Várias pessoas foram retiradas de suas casas. Chamas estão a ser combatidas por mais de 700 bombeiros.
Corpo do artigo
Continua a não dar tréguas aos bombeiros o incêndio que lavra há mais de 48 horas na serra de Monchique no Algarve. As chamas alastraram entretanto ao Alentejo, mais concretamente ao concelho de Odemira onde pelo menos 30 pessoas já tiveram de ser retiradas.
Ouvido pela RTP, o presidente da Câmara Municipal de Monchique admite que a noite foi difícil e que as altas temperaturas que se fizeram sentir durante a madrugada não ajudaram no combate às chamas. Com a entrada dos meios aéreos este domingo de manhã Rui André espera que a situação melhore.
TSF\audio\2018\08\noticias\05\rui_andre_2_meios_10h
O incêndio tem duas frentes de fogo ainda por controlar e está a ser combatido por mais de 700 operacionais, com o auxílio de onze meios aéreos (sete aviões e quatro helicópteros)
O autarca de Monchique diz que mais meios são sempre bem-vindos mas reconhece que este não é o único incêndio que existe no país.
TSF\audio\2018\08\noticias\05\rui_andre_3_ha_mais_incendios_10h
Segundo o autarca de Monchique o fogo lavra numa zona de mato e eucaliptos e não coloca em perigo zonas urbanas.
Riu André adianta que, só no concelho de Odemira, cerca de 30 pessoas já tiveram de ser retiradas de suas casas. E Monchique foram retiradas mais de 50 pessoas sendo que algumas já começaram a regressar às suas habitações.
TSF\audio\2018\08\noticias\05\rui_andre_1_pessoas_retiradas_10h