Em Ourém, pelo menos duas pessoas tiveram de receber assistência médica, na sequência do fogo que atingiu o concelho, este domingo.
Corpo do artigo
A Autoridade Nacional de Proteção Civil afirma que os incêndios deste domingo nos municípios de Mafra e Ourém colocaram várias habitações em risco. O incêndio de Ourém obrigou também à retirada de pessoas de uma praia fluvial.
O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, afirmou que o fogo já queimou uma área muito grande de terreno e espera que o fogo fique mais controlado durante esta noite.
"Já ardeu uma área muito grande, de cerca de dez quilómetros, onde o fogo deflagrou com muita intensidade e foi muito difícil inicialmente. Os meios, como é normal, demoraram a chegar. Agora há muitos meios no terreno, alguns ainda continuam em trânsito e pensamos que, durante a noite com a baixa de temperatura, aumento da humidade e trabalho das máquinas de rastos as coisas poderão ficar mais controladas", acredita Luís Miguel Albuquerque, em declarações à RTP3.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, o fogo que deflagrou pelas 15h25 na localidade de Casal do Ribeiro, na freguesia de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, deverá ser dominado esta noite.
Os bombeiros realizaram um reforço substancial de meios para aproveitar o horário noturno e a descida da temperatura.
Ainda este domingo foram transportadas para o Hospital de Leiria duas pessoas que ficaram feridas no incêndio de Ourém. A informação foi adiantada à TSF pelo oficial de operações do comando nacional, Paulo Santos.
TSF\audio\2022\07\noticias\31\20_comandante_paulo_santos_1_5_incendios
15061555
As chamas avançaram muito rapidamente e não deram qualquer hipótese aos bombeiros. "Este incêndio de Ourém percorreu dez quilómetros em cerca de uma hora, teve uma evolução bastante rápida e ultrapassou a capacidade dos meios de combate. Há algumas localidades na zona de envolvência do incêndio. Neste momento não temos mais informação, apenas sabemos que os civis feridos foram transportados para o Hospital de Leiria", acrescentou o oficial de operações.
15061328
O presidente da Câmara Municipal confirma a existência de dois feridos. Luís Miguel Albuquerque refere também que a velocidade das chamas não permitiu um combate mais eficaz no início do incêndio.
"Continua a deflagrar com grande intensidade. Aliás, o incêndio iniciou-se logo com uma intensidade brutal, não se conseguiu evitar a sua propagação. Neste momento estão a chegar os meios necessários para um combate mais eficaz ao incêndio e também há meios aéreos. Houve um corte de energia, mas penso que a situação já está reposta devido à pronta intervenção da E-Redes", contou à TSF Luís Miguel Albuquerque.
TSF\audio\2022\07\noticias\31\22_luis_albuquerque
Ourém, Alenquer, Mafra e Amarante são os concelhos do país onde, por esta altura, lavram incêndios. Portugal tem, nesta altura, perto de 1200 bombeiros a combater as chamas, em todo o país.
Notícia atualizada à 1h29.