No terreno estão mais de 500 operacionais apoiados por 166 meios terrestres. O fogo obrigou ainda ao corte da A23.
Corpo do artigo
O incêndio que deflagrou às 12:54 no concelho de Tomar está a ceder nessa zona e em resolução no concelho de Constância, mas mantém-se ativo nos concelhos de Abrantes e Vila Nova da Barquinha, disse fonte da proteção civil citada pela agência Lusa.
O fogo, marcado por inúmeras projeções - algumas das quais entraram na vila de Constância, sem que se tenham registado incidentes -, levou a que dois civis fossem assistidos por situações de ansiedade e três bombeiros com ferimentos ligeiros ou por inalação de fumos ou por exaustão.
Uma viatura, de um "curioso", ardeu na freguesia de Asseiceira, segundo fonte da proteção civil de Tomar.
A A23 e a A13 foram cortadas ao trânsito cerca das 18:00, a primeira entre o nó da Atalaia e o nó de Constância Sul e a segunda no primeiro nó à saída da A23 no sentido Torres Novas/Tomar, mantendo-se essa situação por volta das 21:15, confirmou à Lusa fonte da GNR.
Segundo a informação disponível na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o incêndio continua com três frentes ativas em povoamento de eucalipto, mato e agrícola, tendo sido retirada a referência a vários pontos sensíveis, nomeadamente habitações, como constou durante a tarde.
As corporações do distrito de Santarém estão a ser auxiliadas por reforços dos distritos de Lisboa (com dois grupos de combate), Setúbal e Évora (com grupos de reforço para ataque ampliado), Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Aveiro e Coimbra.
No terreno estão 544 operacionais apoiados por 166 meios terrestres, segundo a informação disponibilizada pela ANPC à 20:45.