O incêndio que deflagrou na serra do Alvão, Vila Real, está em fase de resolução depois de as baixas temperaturas desta noite terem ajudado os bombeiros no combate.
Corpo do artigo
O comandante dos bombeiros da Cruz Branca, Orlando Matos, ? ?????disse que o trabalho dos operacionais está concentrado na frente do incêndio que continua "mais ativa", havendo "outros pequenos focos" aos quais os meios "não conseguem chegar".
No terreno estão cerca de uma centena de operacionais, que contam com a ajuda de 26 viaturas.
Nesta altura do ano, em que não há sempre equipas de prontidão para o combate aos incêndios, foi mais complicado arranjar operacionais disponíveis, mas o comandante salientou que o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) conseguir mobilizar homens de várias corporações dos concelhos vizinhos de Vila Real.
Orlando Matos disse que o frio está a ser ao mesmo tempo amigo e inimigo dos bombeiros já que "o pessoal molha-se e arrefece muito rapidamente", explicou.
De acordo com o comandante dos Bombeiro da Cruz Branca, de Vila Real, Orlando Matos, "é só mato que está muito seco e estamos a tentar posicionar os meios juntos dos caminhos para não deixar passar o fogo".
"Os acessos são muito difíceis e apesar do frio que se faz sentir arde com muita intensidade a carqueja, a urze e o mato", adianta Orlando Matos.
Para o comandante, "em janeiro com esta intensidade, mais parece um fogo de verão", sublinha.