A ANPC centra atenções no fogo de Arouca, que este sábado chegou a São Pedro do Sul, Viseu. Há ainda 15 incêndios ativos, cinco destes merecer maior preocupação.
Corpo do artigo
Em declarações aos jornalistas, numa conferência de imprensa na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o comandante operacional nacional, José Manuel Moura, adiantou que existem atualmente, ao nível dos incêndios florestais, 247 ocorrências, que envolvem 4.700 operacionais, mais de 1.200 meios técnicos, existindo 71 missões com meios aéreos.
Destas centenas de ocorrências, José Manuel Moura adiantou que 15 estão ativas e entre estas há cinco a merecer uma maior preocupação.
"O que merece preocupação maior, pelo envolvimento de operacionais, é ainda a ocorrência de Arouca, que, apesar de já ter estado dominado no final do dia de ontem [sexta-feira], teve uma reativação e uma orientação para são Pedro do Sul", adiantou.
De acordo com o responsável, no combate a este incêndio estão mais de 700 operacionais, com recurso a 200 veículos e 7 meios aéros, seis dos quais aviões tipo Canadair.
"É um combate que se está a revelar muito difícil e é a ocorrência neste momento a merecer a maior preocupação", revelou.