Em causa está a empresa Valmet, na Estrada de São João de Ovar. O incêndio já está numa fase de rescaldo.
Corpo do artigo
Um incêndio numa fábrica de papel no centro de Ovar já fez, pelo menos, três feridos e o condicionamento da circulação da linha do Norte esteve em cima da mesa, de acordo com informação avançada à TSF pelo Presidente da Câmara, Salvador Malheiro, que adiantou ainda que uma casa foi evacuada. O fogo já se encontra em fase de rescaldo, e está "praticamente extinto", como revelou o comandante dos bombeiros locais.
Ao momento, a circulação da linha do Norte está a decorrer normalmente, segundo as Infraestruturas de Portugal.
Em causa está a empresa Valmet, na Estrada de São João de Ovar, onde o fogo terá sido detetado às 09h20, obrigando à evacuação do edifício. Neste momento, o incêndio está "praticamente extinto e estamos a proceder a ações de rescaldo e eliminação de pontos quentes", afirmou o comandante João Mesquita, às 13h.
SHBiId2YeNM
Os trabalhadores tiveram de ser retirados, bem como dois moradores que habitavam perto do fogo e que têm mobilidade reduzida, avança o Centro Distrital de Operações de Socorro de Aveiro à TSF. Há, pelo menos, três feridos ligeiros.
As operações estiveram concentradas na manutenção de um perímetro de segurança que mantenha livres de perigo as residências circundantes, sendo que o incêndio "exibe alguma intensidade e envolve muito fumo, dado o tipo de materiais que está a arder", sobretudo papel e celulose, disse.
"Vamos consolidar o perímetro e trabalhar na extinção do fogo", frisou inicialmente João Mesquita.
Segundo o 'site' da Valmet, a empresa é uma multinacional que se afirmou como "líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia". Com 12.000 colaboradores a nível mundial, tem "220 anos de história", mas foi reformulada em 2013 na sequência "da divisão dos negócios de celulose, papel e energia do Metso Group".
"A fábrica não foi toda destruída" pelas chamas, porque o fogo foi confinado a apenas a uma das suas secções e, dessa forma, os estragos "só afetaram cerca de um quarto da empresa", relatou a mesma fonte do corpo de bombeiros.
Notícia atualizada às 14h27