O incêndio começou ao princípio da tarde num lar de idosos em Salvaterra de Magos e provocou 11 feridos ligeiros, confirmou à TSF o presidente da câmara.
Corpo do artigo
Hélder Esménio, presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, que se encontra no local, contou à TSF que o "fogo deflagrou junto à caldeira. Pensamos, nesta fase, que foi por curto-circuito da própria caldeira. Propagou-se à lavandaria que ficava ao lado. Felizmente estas estruturas estavam num logradouro, num quintal, o que facilitou a ação dos bombeiros" e a retirada de cerca de 30 idosos.
O autarca acrescentou que 16 idosos foram levados para outro lar de Salvaterra de Magos "e 11 por uma questão de prevenção foram aos hospitais, sem necessidade de acompanhamento médico, por terem inalado algum fumo".
Hélder Esménio diz que se tratou, acima de tudo, "um grande susto" e acrescenta que devido aos danos causados e trabalhos de limpeza necessários, o lar Nova Estrela deve reabrir dentro de um dia ou dois.
Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, o incêndio deflagrou às 14h06. Estiveram no local 15 veículos e 36 operacionais, entre bombeiros, INEM e outras entidades.
Vídeo da autoria de Marco Oliveira Domingos, cedido por cortesia à TSF.