Incêndio em Seia com duas frentes ativas. Bombeiros tentam "salvaguardar pouco que resta"
O incêndio que começou em Arganil continua a ser a ocorrência mais significativa no país. Ao longo de mais de uma semana, o fogo estendeu-se ao concelho de Seia, aos concelhos de Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra e aos concelhos de Castelo Branco, Covilhã e Fundão
Corpo do artigo
O incêndio no concelho de Seia está a lavrar com mais intensidade, mas sem perigo para a população, adiantou à TSF o comandante dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Mais de 1500 bombeiros combatem o fogo, que tem agora duas frentes ativas, em Loriga e Alvoco da Serra.
"Estão os meios no terreno, temos meios aéreos e máquinas de arrasto. No entanto, estamos em zona de serra onde o acesso é muito difícil. (...) Mas continuamos a mobilizar meios para ver se salvaguardamos o pouco que resta da zona florestal", disse Álvaro Alves.
Pelas 13h00, o site da Proteção Civil indicava que no terreno estavam 1.515 operacionais, apoiados por 508 meios terrestres e 18 meios aéreos.
Ao longo de mais de uma semana, o fogo que começou no Piódão, em Arganil, no distrito de Coimbra estendeu-se ao concelho de Seia (distrito da Guarda), aos concelhos de Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra (distrito de Coimbra) e aos concelhos de Castelo Branco, Covilhã e Fundão (distrito de Castelo Branco).
Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais de grande dimensão desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro.
Os fogos já provocaram quatro mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, alguns com gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.
Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, ao abrigo do qual dispõe de dois aviões Fire Boss, um helicóptero Super Puma e dois aviões Canadair.
Segundo dados oficiais provisórios, até 23 de agosto arderam cerca de 248 mil hectares no país, mais de 57 mil dos quais só no incêndio que teve início em Arganil.
Notícia atualizada às 13h00
