Incêndio em Silves continua ativo. A2 cortada e habitantes ainda não regressaram a casa
Apesar de 80% do fogo ter sido estabilizado, são esperadas reativações durante o dia. Por essa razão, as 50 pessoas que foram retiradas de várias povoações ainda não regressaram a casa. "Não vamos correr esse risco", disse à TSF o comandante distrital de operações.
Corpo do artigo
O incêndio que deflagrou em São Marcos da Serra, no concelho de Silves, continua a lavrar esta terça-feira, numa altura em que a Autoestrada 2 (A2) continua cortada à circulação entre Ourique (Beja) e São Bartolomeu de Messines (Faro), disse à TSF fonte da GNR. No IC1 a circulação foi retomada por volta das 23h00.
Num ponto de situação feito à TSF na manhã desta terça-feira, o comandante operacional da Proteção Civil de Faro disse que 80% do perímetro do incêndio já foi estabilizado, concentrando-se agora os esforços dos operacionais numa frente de um quilómetro e meio.
Richard Marques adiantou ainda que os 50 habitantes que foram retirados de várias povoações durante a tarde de segunda-feira (Monte das Zorras, Alcarias, Novas, Corte Peral, Chaminé, Boião e Casas Velhas) ainda não regressaram às suas casas por razões de segurança.
TSF\audio\2022\07\noticias\26\richard_marques_1
"Neste momento, estamos focados em estabilizar o incêndio e garantir que o fogo consolide. Enquanto não houver a segurança de que as reativações - que já sabemos que vamos ter num perímetro que ultrapassa os 20 quilómetros e que, rapidamente, podem pôr em risco as pessoas e o seu património -, não vamos correr esse risco, vamos aguardar serenamente", explicou Richard Marques.
TSF\audio\2022\07\noticias\26\richard_marques_2
Pelas 7h30, o fogo em Silves era combatido por 581 bombeiros, auxiliados por 207 viaturas.