O Túnel do Marão chegou a estar encerrado por causa de um incêndio num carro. O sentido Vila Real - Amarante já foi reaberto pelas 14h, mas no outro sentido só foi reaberto pelas 18h.
Corpo do artigo
Um incêndio esta tarde num automóvel dentro do Túnel Marão levou ao encerramento, nos dois sentidos, da infraestrutura rodoviária que liga Amarante e Vila Real.
Os três ocupantes da viatura ligeira saíram pelo próprio pé da viatura mas a circulação no túnel teve de ser cortada para trabalhos de limpeza da via e verificação da infraestrutura. O trânsito teve de ser desviado para o IP4.
Em junho, um outro incêndio num autocarro com 20 passageiros obrigou ao encerramento do túnel, com reabertura total uma semana depois.
Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Vila Real alertou para a "descoordenação total" que se verificou no Túnel do Marão e exigiu saber o resultado dos inquéritos solicitados após um primeiro incêndio numa viatura, em junho.
"Temos que ter um sistema preparado para socorrer os sinistrados no Túnel do Marão e mais uma vez ficou provado que o sistema não está afinado. Felizmente não houve vítimas mas parece que é preciso que isso aconteça para que os simulacros sejam feitos como devem ser, para que os testes de segurança sejam afinados, para que o controlo de tráfego passe a ser feito a partir do Túnel do Marão", afirmou o autarca.
Numa primeira fase após a abertura do túnel, em maio de 2016, o centro de controlo funcionou a partir da infraestrutura, tendo sido, depois, deslocalizado para Almada.
Para Rui Santos, os resultados "estão à vista": "uma descoordenação total, camiões a fazerem marcha atrás em pleno túnel, carros a virarem-se e a seguirem a faixa em sentido contrário", referiu.