
Luismi Ortiz/UME
Os bombeiros estão especialmente atentos aos fogos de Louriçal do Campo, que se estendeu ao Fundão, e de Vila de Rei, onde se temem reativações, apesar de o fogo estar dominado.
Corpo do artigo
Os incêndios em Castelo Branco e Vila Real eram os mais ativos na tarde desta terça-feira, quando Lisboa regista também três fogos, em Vila Franca de Xira, Sintra e Loures, segundo um balanço às 19h00 da Proteção Civil.
No segundo 'briefing' do dia, feito na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil em Carnaxide, Lisboa, a adjunta de operações Patrícia Gaspar disse que só hoje deflagraram 130 incêndios, havendo 12 casos às 19h00.
Nesta tarde, disse, os bombeiros estão especialmente atentos aos fogos de Louriçal do Campo, que se estendeu ao Fundão, e de Vila de Rei, onde se temem reativações, apesar de o fogo estar dominado. Ribeira de Pena, em Vila Real, é outro foco de atenção.
O incêndio que deflagrou em Louriçal do Campo, freguesia do concelho de Castelo Branco, tem três frentes ativas e na sua progressão para o concelho do Fundão tem levado à necessidade de evacuar localidades, disse Patrícia Gaspar, acrescentando que continua cortada ao trânsito a autoestrada 23 (A23) e ainda a ligação ferroviária entre Castelo Branco e o Fundão.
O fogo de Louriçal atinge zonas como a de Castelo Novo, Vale de Prazeres ou Soalheira, no conselho do Fundão.
Quanto aos incêndios no distrito de Lisboa, disse a responsável que o de Vila Franca de Xira tinha às 19:00 uma frente e estava a ser combatido por 126 operacionais, com 37 meios auxiliares. Em Sintra (S. João das Lampas), também com uma frente, combatiam as chamas 127 operacionais, com 37 veículos e o apoio de dois meios aéreos.
O incêndio de Loures tinha duas frentes ativas mas sem qualquer situação critica.