O autarca confessa à TSF que não sabe o que se passa em duas aldeias, onde não houve tempo para retirar os habitantes. A Proteção Civil confirmou que há várias localidades no caminho dos incêndios.
Corpo do artigo
Vasco Estrela disse à TSF que as aldeias de Louriceira e Cerro de Outeiro estão cercadas pelas chamas e que é desconhecida a situação dentro destas duas localidades porque não houve tempo para retirar os moradores.
TSF\audio\2017\08\noticias\16\vasco_estrela_1_incontrolavel
Uma terceira aldeia, Vale de Amêndoa, foi evacuada e os habitantes foram levados para a Santa Casa da Misericórdia de Mação. O incêndio dirige-se nesta altura para Aboboreira.
TSF\audio\2017\08\noticias\16\vasco_estrela_nao_sabemos_o_q_se_p
Vasco Estrela criticou ainda a atuação da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), afirmando não ver em Mação o número de meios aéreos que estão indicados na página" (13 aeronaves, cerca das 15h, segundo o site da ANPC).
TSF\audio\2017\08\noticias\16\vasco_estrela_meios_aereos
Também contactada pela TSF, a a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) confirma que há vários povoações no caminho dos incêndios.
"Temos, quer em Mação quer em Vila de Rei, várias localidades, pequenas povoações que se encontram na zona por onde o incêndio tem estado a passar, designadamente Vale das Casas, Lousa, Penedo Furado, Casal Novo, mas também Chão de Codes, Louriceira, Borda da Ribeira, Tojeira e Casal Velho. Estas são todas as localidades mais críticas que neste momento, para as quais temos estado a projetar meios sobretudo na defesa destes aglomerados", enumerou à TSF
Patrícia Gaspar adiantou ainda que "na zona da Louriceira temos a indicação da eventual necessidade de evacuação mas não temos ainda confirmação de que as pessoas tenham sido retiradas destes locais".
O incêndio de Mação é proveniente de Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, e deflagrou em Aboboreira às 00h01, segundo a página da ANPC.
De acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil estão várias estradas cortadas, nomeadamente a EN 244-3, entre Louriceira e Serra, a EM 1284, entre Chão Codes e Vila de Rei, a EM 548, entre Chão de Codes e Aboboreira, e os Caminhos Municipais (CM) 1284, 75, e 1285.