Dominado fogo em Cabril. "É uma freguesia negra", dizem bombeiros. "Um fenómeno"
Comandante dos Bombeiros de Montalegre fala em dificuldades no combate às chamas e lamenta "fenómeno" na freguesia de Cabril, em Montalegre.
Corpo do artigo
O incêndio que deflagrou ao final da tarde de domingo na freguesia de Cabril, concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, foi dado como dominado às 01h22, disse esta segunda-feira à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Vila Real.
O incêndio, em fase de resolução, ainda mobilizava às 03h20 perto de duas centenas de operacionais, apoiados por cerca de meia centena de meios terrestres, segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Este incêndio de grandes proporções chegou a ter duas frentes ativas numa "zona de povoamento florestal muito íngreme e acidentada", com acessos reduzidos.
Em declarações à TSF, o comandante dos Bombeiros de Montalegre, adianta que as chamas estão a consumiram uma zona de mato junto a uma pequena povoação mas sem colocar a população em risco.
TSF\audio\2018\09\noticias\23\david_teixeira_3_enigma
"Temos o vento a soprar com intensidade e a dificuldade em progressão no terreno são as nossas maiores dificuldades", explicou David Teixeira, que lamenta que a freguesia de cabril seja "diariamente" fustigada pelas chamas.
"É uma freguesia negra. Praticamente todos os dias há uma ignição nesta freguesia (do Cabril). É um fenómeno", disse.
[Notícia atualizada às 6h20]