Risco máximo de incêndio. Proteção Civil estende alerta especial a seis distritos
As temperaturas vão ultrapassar os 40 graus em várias regiões do país nos próximos dias.
Corpo do artigo
A partir da próxima meia-noite, a Proteção Civil vai estender o estado de alerta especial relativo aos meios de combate a incêndio aos distritos do Porto, Leiria, Aveiro, Braga, Viana do Castelo e Coimbra, devido à vaga de calor prevista para os próximos dias.
O anúncio foi feito pela segunda comandante operacional nacional, Patrícia Gaspar, em declarações aos jornalistas na sede da Autoridade Nacional da Proteção Civil, em Carnaxide, Oeiras.
TSF\audio\2018\07\noticias\31\12_patricia_gaspar_1_alerta_especial
Os seis distritos vão passar, a partir das 00:00, para o alerta amarelo da Proteção Civil, o segundo mais grave numa escala de quatro.
O estado de alerta especial do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, que define a "prontidão e mobilização das estruturas, forças e unidades de proteção e socorro em conformidade com os riscos associados", já vigorava nos distritos do interior do país, que passam, a partir das 00:00 de hoje, para alerta laranja, o terceiro mais grave.
TSF\audio\2018\07\noticias\31\13_patricia_gaspar_2_tolerancia_zero
A Proteção Civil justifica os procedimentos com o agravamento do risco de incêndios florestais devido à previsão do aumento da temperatura e da redução da humidade no ar.