A autarquia do Fundão não conseguiu atrair nenhum médico com os incentivos criados há um ano. A vereadora Alcina Cerdeira reconhece que a medida não está a dar os resultados pretendidos, mas os apoios são para manter
Corpo do artigo
A Câmara Municipal do Fundão criou incentivos para atrair médicos, professores e militares, mas, um ano depois da sua criação, não estão a ter os efeitos desejados. É este o balanço feito à TSF por Alcina Cerdeira, vereadora com o pelouro da Saúde e da Educação.
“Estes incentivos que criámos não têm estado a dar os resultados que nós pretendíamos porque, por um lado, [temos] as questões relacionadas com os médicos, o facto de não ter havido abertura de vagas para o distrito de Castelo Branco. Consequentemente, não há procura de médicos para aproveitarem estes incentivos”, assinala.
Para a vereadora, a não abertura de vagas “tão importantes” para os médicos de medicina geral e familiar, num território como o do Fundão, “é acentuar problemas relacionados com a falta de médicos”.
Os apoios criados há um ano são de mil euros mensais, sendo que estão ainda previstos outros benefícios como, por exemplo, deslocações.
No âmbito destes incentivos, e na área da saúde, Alcina Cerdeira diz haver “apenas apoio no transporte” a médicos aposentados que estão a fazer algumas horas.
“No caso dos profissionais da educação - os professores - tivemos apenas um pedido este ano”, detalha.
Alcina Cerdeira afirma que a autarquia vai manter os apoios para todas as áreas profissionais de serviços essenciais.
No caso dos professores, a medida vai continuar porque, justifica a vereadora, o corpo docente das escolas também já “é bastante envelhecido, à beira da aposentação” e, consequentemente, novas pessoas irão preencher as vagas.
“Tem havido um corpo estável ao nível dos professores, mas também temos a noção de que isso durará durante pouco tempo e que, provavelmente, haverá mais procura destes profissionais e ao nível destes incentivos”, conclui.
