A ministra da Presidência reforça ainda que, "agora que o país pode", o Governo irá baixar o IRS.
Corpo do artigo
A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, considerou esta sexta-feira que há indicadores positivos nos valores da inflação, que recuou para 5,3% em julho, em Portugal: "São números que nos animam para aquilo que temos pela frente."
"É esse o caminho que esperamos há um ano desenhar, com medidas que em alguns momentos foram necessárias para recuperar a economia do país, e que agora é um caminho de continuidade e de futuro que procuramos seguir", disse Mariana Vieira da Silva, em declarações aos jornalistas, à margem da inauguração da 42ª edição da FATACIL - Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa.
Questionada sobre a possibilidade de redução de impostos e proposta apresentada pelo PSD, Mariana Vieira da Silva lembrou que o Governo apresentou em abril a descida do IRS e tem um compromisso com os portugueses.
"Para falarmos sobre impostos também temos de dizer a sobre a verdade: não tem havido uma subida de impostos, aquilo que se traduz no aumento da carga fiscal é um aumento significativo do emprego e dos salários. Reconhecemos a necessidade de baixar o IRS, agora que o país pode, vamos fazê-lo", disse.
Os dados esta sexta-feira publicados pelo Eurostat mostram que a taxa de inflação medida pelo Índice Harmonizado de Preços no Consumidor atingiu em julho de 2023 o valor mais baixo deste ano e um dos mais reduzidos dos últimos meses.