
Global Imagens/Nuno Pinto Fernandes
O presidente do sindicato que representa os inspetores da ASAE admitiu hoje voltar aos protestos caso o Governo não crie um estatuto profissional para a classe, uma das principais exigências.
Corpo do artigo
Mais de 100 inspetores da ASAE manifestaram-se hoje em Lisboa, entre os ministérios das Finanças e da Economia, tendo no final do protesto os representantes da associação sindical dos funcionários da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASF-ASAE) sido recebidos pelo secretário de Estado adjunto e da Economia, Leonardo Mathias.
No final do encontro o presidente do sindicato, Albuquerque do Amaral, disse aos jornalistas que o secretário de Estado frisou que «tem tido todo o empenho» em resolver a questão do estatuto profissional mas que têm sido criados «alguns obstáculos por parte da secretaria de Estado da Administração Pública».
Albuquerque do Amaral adiantou que o secretário de Estado se comprometeu em dar uma resposta aos inspetores da ASAE e que ficou marcada uma reunião para maio.
O sindicalista afirmou que a resposta do secretário de Estado não agrada aos profissionais, salientando: «se não for dado qualquer passo voltaremos novamente a mostrar a nossa revolta e indignação».
A manifestação de hoje, em dia de greve para que os profissionais pudessem participar, destinou-se a protestar contra os cortes de salários, falta de efetivos e a inexistência de um estatuto profissional, um documento reclamado desde 2006.