
Global Imagens/ Thomas Meyer
O Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, que hoje se assinala, vai ficar marcado pela notícia da "injeção" de 40 milhões de euros. A verba vai ser distribuída pelos três Institutos de Oncologia do país.
Corpo do artigo
O Ministério da Saúde vai desbloquear 40 milhões de euros para a luta contra o cancro.
O dinheiro terá como destino os três institutos oncológicos do país, em Lisboa, Porto e Faro.
O investimento foi tornado público pelo ministério de Paulo Macedo, através de um comunicado no dia em que se assinala o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
Na nota enviada às redações, a tutela esclarece que «uma parte deste investimento já será realizada graças á capacidade de autofinanciamento das unidades, outra, por candidatura a fundos comunitários e outra parte, ainda, através da injeção de capital do Estado, até 20 milhões de euros a realizar em 2015».
O cancro é a principal causa de morte prematura antes dos 70 anos e, no conjunto das causas de mortalidade em todas as idades, ocupa o segundo lugar depois das doenças cérebro-cardiovasculares. As previsões para Portugal apontam para um acréscimo de 12,6% de novos caos. Este ano estima-se, à semelhança do ano anterior, que morrerão por cancro mais de 20.000 portugueses.
Sobrinho Simões, presidente do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, estima que daqui a vinte anos, um em cada dois portugueses vai ter pelo menos um cancro.