
Octavio Passos / Global Imagens
Interioridade e jovens. Foram estes os dois principais temas introduzidos pelo Presidente da Republica no primeiro dia das comemorações oficiais do Dia de Portugal.
Sobre a interioridade é preciso, diz Cavaco Silva, "tirar partido dos produtos locais" e "empenhamento dos autarcas, porque "não se pode estar sempre a colocar as culpas junto do poder central. Façam o vosso trabalho para que se alguém ficar mal que seja aquele que está no Terreiro do Paço".
Declarações de Cavaco Silva feitas para uma plateia de rapazes e raparigas, de todo o país, que esteve reunida a discutir a interioridade e os desafios da emancipação e onde o Presidente ouviu os jovens afirmarem que "não querem só ser ouvidos como querem participar do processo politico". Entre as reivindicações da juventude estão a educação, um plano nacional para resolver o problema dos territórios de baixa densidade, ações para combater a abstenção eleitoral e o desemprego.
Foram estes os pedidos dos mais novos ao Presidente da Republica que pedem ainda, assim o exige Joana Lopes, um novo patamar junto dos decisores governamentais com a "inclusão no Conselho Económico e Social. Não basta só ouvir", disse a dirigente.
O Presidente da Republica ouviu mas lembrou que "cabe aos jovens, alterar o que funciona mal no sistema político, que irão receber de herança".
Cavaco Silva avisou ainda a juventude presente no encontro sobre interioridade e emancipação jovem que "é preciso resolver o problema da baixa natalidade. É um problema que terão que ser vocês a resolver", frisou.
Esta noite Cavaco Silva recebe cumprimentos do Corpo Diplomático a quem oferece um jantar. Amanha as comemorações do feriado de Portugal prosseguem com um desfile militar e a sessão solene.