Inundações e derrocadas: quatro pessoas tiveram de ser resgatadas devido à chuva intensa no Algarve
As regiões mais afetadas pelos aguaceiros fortes são o Algarve e o Alentejo
Corpo do artigo
Quatro pessoas tiveram de ser resgatadas devido à chuva intensa que caiu no Algarve nas últimas 24 horas, adiantou à TSF o oficial de operações da Proteção Civil José Costa.
"Na Ribeira de Alfândega, no concelho de Olhão, houve o resgate de uma pessoa que caiu à ribeira, ficou ferida e foi transportada para o hospital. Em Almargem, Tavira, houve a necessidade de resgatar duas pessoas do interior de viaturas, que ficaram parcialmente submersas e, na Fuzeta, no concelho de Olhão, também se resgatou um veículo parcialmente submerso e o ocupante saiu ileso", avançou José Costa.
A Proteção Civil adiantou ainda que, devido às inundações, há várias estradas que têm troços cortados ao trânsito, assim como na linha ferroviária do Algarve, na zona da Fuzeta.
"A linha do Algarve está interdita na Fuzeta e Olhão, devido ao descarrilamento da composição motivada pelas pedras que caíram na via. A EN397 também está interdita devido a derrocadas e inundação. A EN125, em Luz de Tavira, está interdita também devido a inundação", apontou.
Entre as 0h00 e as 11h00 deste sábado, mais de 200 operacionais responderam a dezenas de ocorrências no sul do país.
"Temos o registo de 81 ocorrências, sendo 33 quedas de árvores, 30 inundações, 12 limpezas de via, três movimentos de massa, dois salvamentos terrestres e um salvamento aquático. Nestas ocorrências, foram empenhados 265 operacionais e 121 meios terrestres", disse.
As regiões mais afetadas pela chuva intensa são o Algarve e o Alentejo.
Segundo a autarquia de Tavira, foi também necessário proceder à remoção de escombros por quedas de muros, situação que estava a afetar a circulação em algumas vias.
Há registo de diversas embarcações afetadas e à deriva, que estão a ser alvo de intervenção por parte da Autoridade Marítima, tendo sido necessário cancelar as carreiras fluviais para a Ilha de Tavira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) pôs novamente este sábado os distritos de Faro e Beja sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, pontualmente fortes e que poderão ser acompanhados de trovoadas e granizo, um alerta que vigora até às 13h00.